Entenda o que é tuberculose e como tratá-la

No Dia Mundial de Combate à Tuberculose, 24 de Março, a Ortopedia Wiesbauer preparou este post para que você entenda o que é tuberculose e como tratar a doença. Segundo o Ministério da Saúde, a tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas. Veja neste post as causas, sintomas e tratamento da tuberculose.

Causa da Tuberculose

A tuberculose é causada por bactérias que integram o complexo Mycobacterium tuberculosis. A doença é transmitida de pessoa para pessoa pelas vias aéreas, a partir da inalação de partículas muito pequenas eliminadas por pessoas com tuberculose ativa.

Somente pessoas com tuberculose ativa pulmonar ou laríngea transmitem a doença e, em geral, após 15 dias de tratamento adequado elas já não são mais capazes de infectar outras pessoas. É importante ressaltar que a tuberculose não se transmite pelo compartilhamento de roupas, lençóis, copos e outros objetos, apenas pelos aerossóis no ar.

Sintomas da Tuberculose

O principal sintoma da tuberculose pulmonar em adultos e adolescentes é a tosse por três semanas ou mais. Este sintoma pode estar associado ou não a febre, suor intenso à noite, falta de apetite, emagrecimento cansaço e dor peitoral. Já em crianças menores de 10 anos, a febre pode ser moderada e persistente.

Nem sempre as pessoas infectadas pelo bacilo da tuberculose desenvolvem a doença, a estimativa é de 10%. No grupo de risco de desenvolver a tuberculose estão as crianças menores de cinco anos de idade, os idosos e pessoas com doenças imunodepressoras (como a aids e o diabetes) ou tratamentos imunossupressores para doenças auto imunes, transplantes e câncer.

Tratamento da Tuberculose

O tratamento da tuberculose é feito à base de antibióticos e é 100% eficaz se não houver abandono. O tratamento é gratuito e oferecido pelo SUS, tendo duração de no mínimo seis meses, com ingestão diária dos medicamentos.

Ao sinal de qualquer um dos sintomas de tuberculose, não hesite em procurar um médico para o diagnóstico preciso. Se negligenciada, a tuberculose pode matar, mas a cura existe e deve ser conduzida à risca. Cuide-se!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *