Dois detalhes podem causar sua fascite plantar

Problema pode influenciar o bem estar do seu caminhar

Ao caminhar, você sente dor no calcanhar? Se sim, pode ser a inflamação da fáscia plantar, um tecido localizado desde o calcanhar até os dedos. O sintoma da fascite plantar é muita dor, o paciente, em casos extremos, pode sentir formigamento e dormência nos pés.

FASCITE

A fisioterapeuta e educadora física Tiana Silveira Gomes (Crefito 5:4050-LTTF), que atua em Canoas e Porto Alegre, comenta que a fascite plantar é muito comum em atletas, pelo excesso de treinamento, mas pode acometer a população em geral. Há uma série de causas para a fascite plantar, mas duas são as principais: o mal posicionamento do pé, ou seja, a pisada errada, e o excesso de peso.

A fisioterapeuta Alessandra Loureiro Schutz (Crefito 92692-F), que presta serviços em Porto Alegre, explica que a pisada errada gera pontos de pressão no lugar errado, sendo mais comum essa ser a causa de fascite plantar em praticantes de corrida. Schutz aponta que o excesso de peso gera sobrecarga na fáscia plantar, inflamando o tecido.

Gomes ainda aponta o uso da rasteirinha como uma das grandes causas da fascite plantar em mulheres. “Por ser muito reto, o calçado não absorve o impacto da caminhada, fazendo com o músculo seja sobrecarregado. Os sintomas podem não aparecer agora, mas com os anos de uso da rasteirinha, devem ser considerados”, explica a profissional. Gomes atenta para a importância da consulta com um profissional da fisioterapia para diagnosticar o problema. “Em se tratando de pessoas idosas é comum confundir a fascite plantar com o esporão. Com esse diagnóstico errado, o tratamento não será eficaz e a pessoa continuará sentindo dor”, comenta a fisioterapeuta.

fascite (1)

O tratamento da fascite plantar deve ser feito com um profissional da fisioterapia, podendo utilizar bolsa de gelo, ultrassom, terapia combinada de ultrassom com corrente analgésica e alongamento. O uso de órteses, como a calha para fascite plantar superior ou inferior, também é recomendado para o tratamento da doença.

Paula Viegas

Ortopedia Wiesbauer / STO Conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.