Dia Nacional do Parkinsoniano: Conheça os sintomas e como identificar a doença

O Mal de Parkinson é uma doença neurológica degenerativa do sistema nervoso central, que se desenvolve por causa da perda de neurônios em parte do cérebro, sendo mais comum em pessoas com mais de 60 anos. Neste Dia Nacional do Parkinsoniano, conheça os sintomas e como identificar a doença. Confira!

A doença de Parkinson

A doença de Parkinson é degenerativa, crônica e progressiva. Acomete em geral pessoas acima dos 60 anos. O Parkinson ocorre pela perda de neurônios do sistema nervosos central (SNC) em uma região do cérebro conhecida como substância negra. Os neurônios dessa região sintetizam o neurotransmissor dopamina, o que desencadeia os  sintomas.  

Sintomas da doença de Parkinson

Os sintomas mais comuns da doença de Parkinson são tremores, rigidez muscular, instabilidade na postura, lentidão dos movimentos, alterações na fala e na escrita. Outros sintomas não motores também podem se fazer presente, como a diminuição do olfato, distúrbios do sono, alteração do ritmo intestinal e até mesmo depressão.

Diagnóstico da doença de Parkinson

A doença de Parkinson nem sempre é fácil de se identificar. Além de apresentar os sintomas citados acima, o paciente ainda pode ser submetido a uma série de exames, como eletroencefalograma, tomografia computadorizada, ressonância magnética, entre outros, para assim excluir qualquer outra possibilidade de doença no cérebro.

O Parkinson infelizmente não tem cura, mas há tratamentos que minimizam os sintomas da doença, principalmente quanto a função motora. É possível ter acesso aos medicamentos para a doença de Parkinson através do Sistema Único de Saúde (SUS).

A pessoa com a doença de Parkinson, ou Parkinsoniano, precisa de compreensão e apoio da família, seja nas atividades de vida diária ou outras situações. Além disso, pesquise se em sua cidade há grupos de apoio ao Parkinsoniano, pois eles auxiliam na autoestima e criam experiências inclusivas. Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *