Como prevenir a Osteoporose?

A osteoporose afeta mais de 10 milhões de brasileiros e age de forma silenciosa: não há sintomas específicos. Muitas vezes, as fraturas nas vértebras e colunas em decorrência da doença podem ser indolores. Por isso, ter hábitos saudáveis desde cedo é muito importante para evitá-la.

Segundo a Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (ABRASSO), há formas de prevenção da doença: alimentação balanceada e variada, nunca esquecendo do cálcio, proteínas e vitaminas; realizar exercícios físicos regularmente, além de fazer diferentes tipos de atividades para estimular a produção de massa óssea e muscular (principalmente na infância e adolescência); e ter contato com o sol por dez minutos diários sem protetor solar, mas cuidando a exposição exagerada para não prejudicar a pele. A vitamina D é um complemento importante que pode ser obtida através da ingestão de laticínios, ovos e peixes, mas a maior fonte dessa vitamina é o sol.

A osteoporose não atinge apenas os idosos, podendo ser diagnosticada em outras faixas etárias. Fatores genéticos, histórico familiar, falta de vitamina D, ingestão de cafeína em grandes quantidades, tabagismo, falta de exercícios físicos e excesso de sódio, que compromete a absorção do cálcio pelo organismo, influenciam o surgimento da doença. É importante que o indivíduo fique atento à sinais como dor nas costas intensa e aparecimento de corcunda ou ombros caídos. Esses podem ser indícios da doença.

No site da Globo.com, é possível realizar um questionário para tentar diagnosticar se há a possibilidade de o internauta ter osteoporose. Clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.