Como prevenir a famosa dor nas costas

Veja os sintomas e como evitar a lombalgia

Você já sentiu aquela dor na região lombar? Aquela na parte mais baixa da coluna, perto da bacia? Pois essa é a lombalgia. Os sintomas dessa condição podem ser mais brandos, como desconfortos, dores, podendo apresentar queimações, crises de “travamentos” e até mesmo chegar à incapacidade de ficar em pé ou com o corpo ereto para caminhar.

Lombalgia 01  17.03

 

Alguns hábitos podem ser adotados para que você leve uma vida saudável e com qualidade, prevenindo a dor nas costas.

Preste atenção na sua postura

Mantenha a postura ereta, não permaneça curvado por muito tempo. A postura correta, principalmente na maneira de se sentar, é essencial. Ao se abaixar, dobre os joelhos e não a coluna.

Young woman with position defect and ideal bearing on white background

 

Pratique exercícios físicos

Manter o corpo em movimento é um grande aliado para se manter saudável, pois falta de condicionamento físico também pode gerar lombalgia. Atente-se apenas se você estiver com dor nas costas, durante a crise o exercício não é indicado.

Lombalgia 03  17.03

Durma bem

Na hora do sono, o colchão pode ser mocinho ou vilão. Para manter a qualidade ao dormir, geralmente deve-se evitar usar colchão muito mole ou duro demais. O ideal é sempre testar antes de comprar o colchão para saber com qual você se adapta melhor.

Lombalgia 04  17.03

 

Agora, se você já tem lombalgia, o mais indicado é o repouso absoluto. Deite-se na cama, muitas vezes a posição fetal, com as pernas encolhidas, joelho em direção ao peito, é ideal. Consulte um médico ortopedista para orientações sobre analgésicos e tratamentos específicos mais indicados.

 

Paula Viegas

Ortopedia Wiesbauer / STO Conteúdo

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.