10 hábitos que melhoram a saúde da mulher

O Dia Internacional da Mulher é repleto de homenagens aos encantos do ser feminino e de mensagens de empoderamento. Para ajudar as mulheres a viverem mais e com uma melhor qualidade de vida, a Ortopedia Wiesbauer preparou 10 dicas de hábitos que melhoram a saúde da mulher. Confira o post e viva plenamente a sua feminilidade!

1. Cuide da saúde do seu corpo

O seu corpo é onde você habita e ele deve ser tratado com todo carinho e atenção! A saúde da mulher tem suas particularidades e precisa do seu investimento pelo menos a cada ano, como os exames preventivos de câncer no colo do útero e câncer de mama. Escolha um mês e marque no calendário para que o prazo não se perca!

2. Saiba beber água

Manter o corpo hidratado auxilia o organismo em diversas funções. Nós já falamos sobre a importância da hidratação aqui no blog! Veja as funções em que a água está presente no organismo e a quantidade ideal de água que você deve ingerir clicando aqui.

O recomendado é fazer o desjejum já com um ou dois copos de água ao levantar-se e ingerir o restante em porções e intervalos regulares. Respeite o limite de até 30 minutos antes de cada refeição e 1 a 2 horas após, para que não haja prejuízo em termos de perdas de nutrientes ou má digestão.

3. Exercite-se

Os exercícios físicos não servem apenas para deixar o corpo em forma, mas também, e principalmente, auxiliam na qualidade de vida. O corpo humano foi feito para se movimentar, sendo assim, ao manter as atividades físicas em dia você melhora o condicionamento físico, a respiração, o bem-estar e muitas vezes a sua força e elasticidade.

Há uma gama bastante grande de exercícios encontrados em academias e clubes, ou que você pode fazer ao ar livre. Consulte o seu médico para saber se não há nenhuma contra indicação à respeito da sua saúde. Após isso, procure um profissional da educação física para encontrar o exercício que você mais goste e ative sua endorfina!

4. Controle a ansiedade

Preocupação e estresse podem desencadear crises de ansiedade, as quais podem ter como sintomas suores e tremores. A ansiedade está diretamente ligada ao seu estado psicológico, mas também traz consequências ao seu corpo, como taquicardia, além de poder levar à depressão.

Atividades como meditação, reiki e ioga podem ajudar você a encontrar um equilíbrio mental e não deixar que os problemas interfiram na sua saúde física e psicológica. Os chás também são remédios naturais e costumam ajudar a acalmar os ânimos. Invista em chás de erva cidreira, camomila e maracujá.

5. Invista na alimentação saudável

O alimento é um dos combustíveis que mantém o corpo em seu pleno funcionamento. Como em um automóvel, você deve usar o combustível correto para que ele tenha um bom desempenho e não estrague, precisando de reparos.

A alimentação saudável vem sendo apontada inclusive como uma prevenção a qualquer tipo de câncer. Com consciência e disciplina é possível manter uma alimentação rica em frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas. Evitar alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para consumo ou para aquecer e bebidas açucaradas, pode prevenir de 3 a 4 milhões de casos novos de câncer a cada ano no mundo.

6. O sono é sagrado!

Dormir bem revitaliza o corpo para um novo dia! Ao acumular diversas tarefas, às vezes acabamos por empurrar algumas coisas com a barriga ou deixando de dormir para dar conta das tarefas do dia a dia. Mas será que se privar do sono realmente vale a pena?

A resposta é: não! Ao dormir o organismo realiza o fortalecimento do sistema imunológico, secreção e liberação de hormônios, como o do crescimento e da insulina, por exemplo. Além disso, a consolidação da memória também ocorre durante o sono, assim como o relaxamento e descanso da musculatura.

7. Lazer também faz bem à saúde!

É importante tirar um tempo para você. Seja para cuidar de você, como ir ao salão de beleza ou às compras, ou para sair com as amigas e colocar o papo em dia. Gosta de filmes? Vá ao cinema! Seja para descansar ou espairecer, saia da rotina, socialize e desbrave novos mundos viajando, pois é revitalizante!

8. Livre-se de relações tóxicas

As relações tóxicas podem estar em todos os lugares. No trabalho, no estudo e até mesmo dentro de casa mesmo que você não perceba. Não vale a pena manter pessoas que a prejudicam, maltratam ou entristecem em sua vida. O dano psicológico pode ultrapassar as barreiras e se tornar físico, trazendo dores que podem ser evitadas se você se valorizar, se impor e não permitir que lhe tirem a paz!

9. Realize um trabalho voluntário

Fazer o bem aos outros também faz bem a quem pratica e isso é comprovado cientificamente! O pesquisador americano Allan Luks, da Universidade de Michigan, publicou em seu “The Healing Power of Doing Good” (O Poder Curativo de Fazer o Bem, sem tradução para o português), que quem realiza pelo menos quatro horas de trabalho voluntário por mês tem dez vezes mais chances de ter uma boa saúde do que quem não faz trabalho voluntário.

Segundo o autor, isto ocorre porque o voluntário sai da experiência com um poderoso sentimento de satisfação, resultado da diminuição do stress e da liberação de endorfinas, neurotransmissores que provocam sensação de felicidade.

10. Invista no que lhe faz feliz!

Sentir-se valorizada e útil aumenta a autoestima, trazendo felicidade em sua vida! Procure atividades que lhe tragam alegria e invista nelas. Manter-se saudável melhora a qualidade de vida e aumenta a longevidade!

Você tem alguma dica de hábitos saudáveis para nos passar? Comente e tenha um ótimo Dia Internacional da Mulher! Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.