A importância de hidratar-se no verão

O calor excessivo do verão faz com que a transpiração do corpo humano aumente para manter a temperatura corporal estável. Sendo assim, água e sais minerais são perdidos pela transpiração, tornando-se necessária a reposição do líquido e outros nutrientes. Entenda neste post a importância de hidratar-se no verão, saiba o quanto de água ingerir e como descobrir se a quantidade está sendo suficiente.

 

Funções da água no corpo humano

 

A água está presente em diversos processos no corpo humano, como digestão, transporte e absorção de nutrientes e eliminação de substâncias. Além de regular a temperatura corporal, a água também ajuda a eliminar toxinas através da urina e da transpiração, molda bolo fecal, e é usada intensamente no processo de respiração. Portanto, quando tomamos pouca água o sistema natural de limpeza e desintoxicação do organismo fica sempre muito prejudicado, contribuindo para o aparecimento de diversas doenças.

 

Qual a quantidade de água devo beber por dia?

Assim como o plano alimentar, a quantidade de água necessária para o ser humano deve ser personalizada. O cálculo depende da constituição física, do nível de atividades praticadas e até mesmo da umidade do ar.

Recomendação:

    Adulto: 35 ml / kg de peso / dia

    Crianças: 55 ml / kg de peso /dia

    Bebês: 150 ml / kg de peso/ dia

O ideal é fazer o desjejum já com um ou dois copos de água ao levantar-se e ingerir o restante em porções e intervalos regulares, respeitando o limite de até 30 minutos antes de cada refeição e 1 a 2 horas após, para que não haja prejuízo em termos de perdas de nutrientes ou má digestão.

Como posso saber se estou ingerindo água o suficiente?

É bastante simples de descobrir se você está tomando a quantidade certa de água e isto pode ser feito no banheiro. Ao eliminar a urina em grandes quantidades e ela tiver uma cor clara, o seu organismo está dizendo que a quantidade de água que você está ingerindo é o suficiente. Em caso contrário, quando a urina eliminada é escura, o seu corpo está lhe dizendo que a quantidade de água tem sido pouca e é preciso aumentá-la.

Os idosos precisam de mais água?

Enquanto jovens, os seres humanos têm cerca de 80% de água no organismo. Já ao envelhecermos, esse índice chega a cerca de 50%. Portanto, se não forem mantidos bons níveis de ingestão de água, rapidamente os idosos podem entrar em um quadro de desidratação.  

 

Com o avanço da idade, o organismo vai perdendo a capacidade de regular a necessidade da água com a sede. Muitos idosos comentam que não sentem vontade de tomar líquidos, mas o seu organismo não deixa de precisar da água. É extremamente importante que familiares e ou cuidadores ofereçam água aos idosos quase que constantemente, pois quadros de desidratação podem levar à confusão mental, queda da pressão arterial, aceleração dos batimentos cardíacos e dor no peito.

 

Recomendação do Ministério da Saúde

Tomar a quantidade necessária de água por dia não é o único caminho para manter-se hidratado. Veja outras práticas que ajudam na hidratação do corpo indicadas pelo Ministério da Saúde:

Se você tem hábitos os quais não comentamos, mas que auxiliam na hidratação do organismo, deixe seu comentário para nós! Vamos nos manter hidratados? Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.