Conheça os benefícios do Respiron para a sua qualidade de vida

A respiração, enquanto uma das funções vitais do corpo humano, comanda boa parte da capacidade de energia que você pode empreender nas suas atividades. O ato de respirar pode bem ser instintivo, mas será que você usufrui da sua capacidade máxima? Veja neste post o que você pode fazer para melhorar a sua respiração e os benefícios da fisioterapia respiratória com o aparelho Respiron e como ele pode ajudar na sua qualidade de vida. Confira!

 

Fisioterapia respiratória

 

A fisioterapia respiratória consiste em um conjunto de técnicas de controle da resistência sobre a inspiração e expiração do ar. O exercício da musculatura respiratória consiste em aumentar a capacidade respiratória não somente para pessoas que tenham alguma doença neste sistema, mas também para pessoas saudáveis, incluindo atletas de diferentes níveis de rendimento.

Um dos exercícios mais comuns é feito com o aparelho Respiron. Para usá-lo, basta ajustar o bocal nos lábios e inspirar através do aparelho, de modo a elevar sequencialmente as três esferas internas, mantendo-as elevadas por alguns segundos. Os profissionais de fisioterapia atentam para que a inspiração seja enérgica e profunda, mas o tempo de inspiração não pode ser muito curto. As esferas devem elevar-se em movimento suave e uniforme e não bruscamente.

 

Benefícios da fisioterapia respiratória

Basicamente, os exercícios de longo prazo ajudam você a criar resistência. Ou seja, os seus pulmões responderão ao treino aumentando a sua capacidade respiratória, melhorando a sua performance tanto no dia a dia, na qualidade de vida e na prática de exercícios físicos.

 

Benefícios no esporte

 

A fisioterapia respiratória proporciona aos atletas profissionais e amadores uma melhora geral no desempenho, aumentando a resistência dos músculos inspiratórios e a capacidade de trabalho, além de reduzir a sensação de esforço e de cansaço. Além disso, a fisioterapia respiratória melhora a retomada da atividade física, assim como a disposição para arrancadas de velocidade, os chamados sprints.

Benefícios na qualidade de vida

Ao fortalecer a musculatura respiratória, o condicionamento físico e a sensação de bem estar melhoram. Para os idosos, a fisioterapia respiratória pode ajudar a diminuir a falta de ar em qualquer atividade física cotidiana como caminhar, subir escadas e muitas outras.

 

Os exercícios respiratórios auxiliam principalmente pessoas com a condição respiratória debilitada, como asma, doenças pulmonares obstrutivas crônicas (DPOC) e bronquites. Com o fortalecimento dos músculos respiratórios, a sensação de falta de ar é reduzida, melhorando a tolerância às atividades físicas em geral, sem o uso de medicamentos.

 

Benefícios clínicos

 

Por todos os benefícios citados acima, a fisioterapia respiratória pode ser indicada para o pré e pós operatório de cirurgias como bariátrica, abdominais e torácicas, além de auxiliar na prevenção e no tratamento de atelectasias (colapso total ou parcial do pulmão ou do lóbulo pulmonar, que acontece quando os alvéolos se esvaziam) e insuficiência cardíaca.

 

Seja na medicina, no esporte ou simplesmente na qualidade de vida, a fisioterapia respiratória traz inúmeros benefícios! Vamos começar a praticar? Consulte um profissional especializado! Até mais!

2 Replies to “Conheça os benefícios do Respiron para a sua qualidade de vida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.