Veja como os aplicativos para dispositivos móveis facilitam a vida de deficientes físicos

O Dia do Telefone é comemorado hoje, 10 de março. O que era apenas um aparelho fixo que permitia a comunicação entre duas pessoas distantes vem evoluindo para os chamados dispositivos móveis, como o smartphone, ampliando sua tecnologia com o advento da internet. Saiba mais neste post sobre a Tecnologia Assistiva e como os aplicativos para dispositivos móveis facilitam a vida de deficientes físicos. Confira!

A Tecnologia Assistiva

A Tecnologia Assistiva é a área do conhecimento que engloba recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços interdisciplinares que têm por objetivo promover funcionalidade e participação de pessoas com deficiência. Tudo isso visando autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social da pessoa com deficiência na sociedade.

Na Tecnologia Assistiva um conjunto de equipamentos, serviços, estratégias e práticas são concebidas e aplicadas para atenuar os problemas encontrados por pessoas com deficiências.

Neste cenário, cada vez mais o uso de recursos dos dispositivos móveis eletrônicos são utilizados para auxiliar a comunicação alternativa, principalmente nas escolas, favorecendo o aluno com deficiência.

A prática é de fundamental importância, não só pela facilidade de comunicação que os aparelhos trazem, mas também porque fazem parte do dia a dia da maioria dos brasileiros e do processo educacional. No mercado, há vários dispositivos móveis e empresas que desenvolvem ferramentas dentro de seus sistemas operacionais para auxiliar a comunicação alternativa.

Exemplos de Tecnologias assistivas

Mesmo antes dos dispositivos móveis diversos aparelhos já foram, e ainda são, desenvolvidos para auxiliar as pessoas com deficiência em seus afazeres. Veja alguns exemplos:

Tecnologias assistivas para deficiência auditiva: aparelhos de amplificação sonora e gravação: próteses auditivas, implante coclear, softwares que melhoram o desempenho do áudio do computador, vocalizadores.

Tecnologias assistivas para deficiência visual: leitores de telas, ampliadores de telas, display Braille e bengalas.

Aplicativo Rota Acessível

Já pensou em realizar um levantamento da acessibilidade das ruas brasileiras? Isso já é possível com o aplicativo colaborativo IBM Rota Acessível, desenvolvida pelo Laboratório de Pesquisas da IBM Brasil.

O IBM Rota permite a participação da população no mapeamento das ruas através de georreferenciamento, que permite a localização automática do usuário no momento em que ele usa o aplicativo. Disponível na App Store, o aplicativo é gratuito e de fácil utilização.

Na plataforma é possível preencher diversos itens de cadastro, como localização de vagas especiais, condições das calçadas e presença de guias rebaixadas. Rapidamente o cidadão seleciona a área na qual ele pretende cadastrar seu relato: localização, disponibilidade e conservação de vagas especiais, além de condições das calçadas, faixas de pedestres, guia rebaixada, iluminação pública, semáforo de pedestres e presença de sinalização tátil e visual.

Segundo o desenvolvedor, após selecionar o tópico basta adicionar uma foto para possibilitar a visualização da informação, comprovando os dados incluídos no aplicativo. Todos os usuários terão acesso aos dados inseridos no Rota Acessível, podendo acompanhar a evolução e os gráficos gerados pela ferramenta.

De acordo com a IBM Brasil, foram utilizadas tecnologias de mobilidade, análise de dados e colaboração para disponibilizar mais inteligência e informação às cidades e à sociedade. Todas estas soluções associadas permitirão um levantamento assertivo e confiável, disponível para a consulta de todos, além de estudos e melhorias em acessibilidade.

Você conhece e/ou utiliza outros aplicativos que facilitam a vida de pessoas com deficiência? Fale para nós nos comentários! Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *